Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

30 de maio de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.75 - GREGÓRIO, O GRANDE

História Do Cristianismo - Teologia 32.75



GREGÓRIO, O GRANDE

Gregório foi o único papa digno de menção neste século; e o seu caráter pode-se apresentar como modelo da maior parte dos prelados piedosos do seu tempo. Apresen­ta uma mistura de brandura e arrogância; de piedade sim­ples e extraordinária superstição; de altruísmo e ambição; de doçura e intolerância clerical; de pureza pessoal e corru­ção eclesiástica. Considerado como homem, há nele muito para inspirar respeito e estima; considerado como papa, é o eclesiástico altivo, intolerante e iludido, como o são todos os que ocupam a cadeira papal.
Contudo é agradável acrescentar que não foi Gregório que procurou para si a distinção de ser elevado à Sé de Ro­ma. Impôs-lhe essa posição o ardente desejo do povo, que o estimava e respeitava pela sua fervorosa piedade e atenção para com os pobres. A sua história prévia mostra clara­mente que ele sempre evitava o reconhecimento e os aplausos mundanos.
Quando morreu seu pai, que era senador de Roma e neto do papa Félix, viu-se de posse de boa fortuna. Mas não era homem para se entregar a confortos e gozos egoís­tas. Recebeu as suas riquezas como se fosse um mordomo de Deus, e logo se edificaram seis mosteiros na Sicília, como testemunho da sua fiel mordomia. Também cedeu o seu palácio em Roma para fins semelhantes, e desde então ele próprio levou uma vida de monge. Desde a ordem mais baixa, cujos deveres servis, ele não considerava abaixo da sua dignidade, e foi-se gradualmente elevando à posição de abade no seu próprio mosteiro, onde passava o seu tempo em oração, no estudo das Escrituras e nos trabalhos mais altruísticos.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.

0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario