História Do Cristianismo -
Teologia 32.173
18 O princípio da
Reforma (1324-1459)
Supõe-se que João Wycliff
nasceu nas proximidades de Richmond, no condado de York, na Inglaterra, pouco
mais ou menos em 1324. A
pobreza de seus pais, que parece terem sido camponeses, não o impediu de
entrar, na idade própria, na universidade de Oxford, onde aproveitou todas as
ocasiões para se instruir, ganhando bem depressa as boas graças do seu tutor, o
piedoso e sábio Thomas Bradwardine, que fazia dele muito bom juízo. Durante os
seus estudos adquiriu um bom conhecimento não só das leis civil, canônica e
municipal, mas também da ruína da natureza humana, como as Escrituras a
ensinam, da inutilidade do merecimento humano para a salvação, e da grandeza
da graça divina, pela qual o homem pode ser justificado sem as obras da Lei.
Diz-se também que, por conselho do seu tutor, estudara as obras de Grostete, e
dali lhe viera a idéia de que o papa era o Anticristo.
Os seus ataques às ordens
mendicantes, que atraíam os estudantes da universidade para os seus mosteiros,
tornaram-no notável em
Oxford. Ele escreveu alguns folhetos sobre o assunto. Era
Wycliff nesse tempo professor da universidade, mas isso não o impediu de
continuar no seu trabalho pelo Senhor, e, aos domingos, despia a toga de professor
e pregava ao povo o Evangelho simples na linguagem popular.
A fama das suas pregações bem
depressa chegou a Roma, e os frades mendicantes, cuja influência estava muito
abalada pelo seu ensino, apressaram-se a dar a saber ao papa os seus receios.
Para isso usaram de um meio muito eficaz extraindo dos escritos de Wycliff
dezenove artigos, e mandando-os ao papa, juntamente com as suas cartas; e, como
a maior parte destes artigos, combatiam de uma maneira muito clara as
pretensões temporais do papa, pode-se facilmente imaginar qual foi o resultado.
Nove dos extratos foram logo condenados como heresias e outros declarados
errados, e foram mandadas imediatamente ordens à Inglaterra para que o ousado
herege fosse levado aos tribunais pelas suas opiniões. Isto foi o princípio do
conflito, mas Roma ainda desta vez se enganou.
Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine
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