Estamos em Manutenção # We are in Maintenance Bem Vindos a Este Espaço # Welcome to This Space

1 de outubro de 2018

História Do Cristianismo - Teologia 32.173 - 18 O princípio da Reforma (1324-1459)

História Do Cristianismo - Teologia 32.173



18 O princípio da Reforma (1324-1459)

Supõe-se que João Wycliff nasceu nas proximidades de Richmond, no condado de York, na Inglaterra, pouco mais ou menos em 1324. A pobreza de seus pais, que parece te­rem sido camponeses, não o impediu de entrar, na idade própria, na universidade de Oxford, onde aproveitou todas as ocasiões para se instruir, ganhando bem depressa as boas graças do seu tutor, o piedoso e sábio Thomas Bradwardine, que fazia dele muito bom juízo. Durante os seus estudos adquiriu um bom conhecimento não só das leis ci­vil, canônica e municipal, mas também da ruína da natu­reza humana, como as Escrituras a ensinam, da inutilida­de do merecimento humano para a salvação, e da grandeza da graça divina, pela qual o homem pode ser justificado sem as obras da Lei. Diz-se também que, por conselho do seu tutor, estudara as obras de Grostete, e dali lhe viera a idéia de que o papa era o Anticristo.
Os seus ataques às ordens mendicantes, que atraíam os estudantes da universidade para os seus mosteiros, tornaram-no notável em Oxford. Ele escreveu alguns folhetos sobre o assunto. Era Wycliff nesse tempo professor da uni­versidade, mas isso não o impediu de continuar no seu tra­balho pelo Senhor, e, aos domingos, despia a toga de pro­fessor e pregava ao povo o Evangelho simples na lingua­gem popular.
A fama das suas pregações bem depressa chegou a Ro­ma, e os frades mendicantes, cuja influência estava muito abalada pelo seu ensino, apressaram-se a dar a saber ao papa os seus receios. Para isso usaram de um meio muito eficaz extraindo dos escritos de Wycliff dezenove artigos, e mandando-os ao papa, juntamente com as suas cartas; e, como a maior parte destes artigos, combatiam de uma ma­neira muito clara as pretensões temporais do papa, pode-se facilmente imaginar qual foi o resultado. Nove dos ex­tratos foram logo condenados como heresias e outros decla­rados errados, e foram mandadas imediatamente ordens à Inglaterra para que o ousado herege fosse levado aos tribu­nais pelas suas opiniões. Isto foi o princípio do conflito, mas Roma ainda desta vez se enganou.

Que o Santo Espirito do Senhor, ilumine o nosso entendimento
Não perca tempo, Indique esta maravilhosa Leitura
Custo:O Leitor não paga Nada, 
Você APENAS DIVULGA
E COMPARTILHA
.


0 Comentários :

Postar um comentário

Deus abençoe seu Comentario